Video Game é arte?

video game e arte

Video game é arte? Vamos aproveitar a E3 2017 que está rolando e discutir o assunto.

Arte, vem do latim que significa técnica ou habilidade.

Platão disse que arte é capacidade criadora da humanidade.

video game e arte assassins creed design relax
Cenário de Assasins Creed, poderia muito bem ser uma pintura, mas é um game.

Desde de 2013 o MoMA (Museu de arte moderna de Nova Iorque) faz com que os video games dividam espaço com artistas como Frida Kahlo e Picasso.

Quem visitar o Museu, poderá ver a evolução dos jogos, desde os primórdios dos games como o Pacman de 1980 até os games mais recentes.

Segundo Paola Antonelli uma das responsáveis pelo museu sim video game é arte, para ela os games são o retrato da cultura e do design nos tempo de hoje.

Para Christiane Paul curadora de novas mídias do Museu Whitney de Arte Americana os games são uma nova forma de cultura, mas não podem entrar no contexto de belas artes. “Qualquer tipo de jogo envolve a arte do design gráfico, ou escultura, ou design interativo, mas isso não significa que o game em si possa ser considerado automaticamente uma obra de arte.”

video game e arte price of presia design relax
A evolução gráfica do game Prince of Persia

Quando perguntada se os videos games seriam incorporados ao no programa Bolsa Cultura a ex ministra Marta Suplicy disse “Eu não acho que jogos digitais sejam cultura.” Um absurdo!

Esta mais do que provado que os games ajudam na educação das crianças, eles ajudam a aprender outros idiomas, principalmente o inglês, os enredos de alguns games ajudam a entender culturas antigas como o novo Assassins Creed que se passará no Egito antigo ou o novo Call of Duty que voltará a segunda guerra mundial, isso sem contar os jogos educativos usados desde a época do disquete não é mesmo?

Posso dar um exemplo que aconteceu comigo, quando tinha por volta dos meus 5 anos eu sabia vários nomes de países e suas bandeiras devido ao jogo International Super Star Soccer.

Podemos citar também o exemplo do português André Villas Boas ex treinador de times como Porto e Chelsea e atualmente no Shanghai SIPG FC começou a se interessar pela carreira de técnico de futebol jogando o famoso Futebol manager, lembrando que André nunca foi jogador nem estudou educação física, hoje um dos técnicos mais bem pagos do mundo.

video game e arte andre design relax
André Villas Boas o técnico gamer

Acho que esses casos rebatem nossa ex ministra, não concordam?

Para muitos só é considerado arte aquilo que é palpável, como um quadro ou uma escultura, mas na antiguidade nem os artesãos eram considerados artistas, pois faziam suas obras com a intenção de ganhar algum dinheiro, naquela época arte era feita por quem fazia apenas por amor.

Para Raph Koster autor do livro “A Theory of fun for game design” já passou a hora dos games serem vistos apenas como entretenimento para serem considerados formas de arte e cultura, porque segundo ele arte é organizar itens para estimular os sentidos, as emoções e o intelecto.

Os cenários e narrativas mostradas nos games, são tão intrigantes e contagiantes como no cinema e nos quadrinhos três tipos de mídia que cada vez mais estão se juntando, então porque os quadrinhos e o cinema são arte e os video games não.

video game e arte criacao-de personagem design relax
Criação de personagem

Os jogos cada vez mais estão influenciando as massas, sejam eles usados de forma educativa, social ou para mostrar emoções ou até para nos fazer refletir sobre a forma que vemos o mundo.

Ou seja video game hoje é a forma artística que marcou nossa época, a única diferença deles para a arte convencional é que ao invés de telas, pincéis, argila e etc, os games são criados com zeros e uns.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *