Romero Britto: Relação de amor e ódio

Design Relax Romero Brito

Romero Britto, amado por celebridades e odiado pela classe artística.

Romero Britto nasceu em 6 de outubro de 1963 na cidade de Recife, onde começou sua carreira aos 18 anos de idade, porém ele mora desde 1988 em Miami.

Apesar de sempre ter a veia artística, foi estudante de direito e pretendia ser diplomata

Seus admiradores e colecionadores chamam seu estilo de “a arte da cura”.

Para Romero arte representa a liberdade de poder se expressar, uma maneira de criar uma identidade própria.

Começou pintando em Miami fazendo trabalhos em pastel com jornais, por ser algo simples e barato que eram expostos para serem vendidos na rua por 30 dólares, hoje tem quadros vendidos por mais de 500 mil dólares.

Suas maiores referências são Picasso, Andy Warhol e Keith Haring.

romero britto dilma
Retrato de Dilma Roussef

Romero hoje tem uma linha com mais de 500 produtos sendo vendidos no mundo todo, também foi o primeiro brasileiro a expor no museu do Louvre em 2008.

A maior obra feita por Romero Britto e por consequência a mais cara foi uma pirâmide feita para homenagear a volta da exposição sobre Tutankamon a Londres, a obra foi comprada por um Sheik Saudita.

romero britto piramide
Piramide em Londres

Um dos maiores colecionadores de arte do mundo é o Mexicano Carlos Slim dono da América Móvil (a Claro aqui no Brasil) e ele possui um grande acervo das artes de Romero Britto.

Mas porque ele gera tanta polémica no meio artístico e também por alguns leigos.

Porque odiar Romero Britto.

Vocês lembram do aplicativo Lulu, a hashtag #curteromerobritto era uma das qualidades indesejáveis para um macho segundo o app.

romero britto kate
Retrato do Príncipe William e da Princesa Kate

Romero Britto é criticado pelos críticos, por fazer uma arte comercial com intuito de vender e de não fazer arte simplesmente pela arte.

O aplicativo Google Glass ocultou as obras de Romero Britto e trocou por grandes mestres da pintura se um aplicativo reconhece suas obras é porque elas seguem um padrão estético igual sempre ou seja ele sempre faz a mesma coisa.

Para alguns críticos o trabalho dele não problematiza nada, não gera uma reflexão pois é muito simplista ou seja não faz com que as pessoas parem para pensar além de ser desconectado da realidade.

romero britto madonna
Retrato de Madonna

A classe artística odeia Romero Britto muito pelo fato dele “ter se virado sozinho”, pulando etapas ao dispensar o “selo de qualidade de uma bienal”.

Mas a principal crítica e porque Romero usa sua arte para revender bugigangas, coisa que teria de ser feita pela lojinha do museu e não pelo próprio artista.

Porque amar Romero Britto.

Segundo Charles Cosac, dono da Cosac Naif (maior editora de livros de arte do país), ele ri ao saber que a arte de Romero causa toda essa polêmica, para ele é simples “Se não gosta, não olhe”.

Precisamos valorizar quem leva o nome do Brasil lá fora, assim como valorizamos Pelé, Ronaldo, Neymar, Gisele, Ayrton Senna, Wagner Moura, Rodrigo Santoro, porque não podemos valorizar um artista plástico que levou a arte brasileira para fora.

romero britto michael jackson
Retrato de Michael Jackson

Estamos numa época onde as pessoas querem tudo mastigado, o que é mais fácil de entender uma arte conceitual ou gatinho coloridos, ou seja Romero Britto é um case de marketing ótimo para ser estudado, porque consegue atingir seu público com brilhantismo.

O fato dele repetir o seu estilo sempre, criou uma marca, você bate o olho e já reconhece, isso para o artista é ótimo, repetir o estilo não é falta de criatividade, olha o ACDC aí fazendo a mesma coisa a mais de trinta anos kkkkk e não deixa de ser sensacional, seria Romero Britto o ACDC das artes plásticas kkkkk.

Arte contemporânea hoje pode ser tudo, uma foto de um espelho quebrado pode ser arte contemporânea, uma pichação é chamada de arte, expressão de quem é rejeitado pela sociedade, então porque as artes de Romero Britto não podem ser chamadas assim.

Para finalizar Romero Britto está almoçando com a Rainha da Inglaterra dentro do Palácio de Buckingham, cumprimentando Barack Obama, Donald Trump, Dilma Roussef, Príncipe William e Kate Middleton, tem suas obras na casa de artistas como Madonna, Shakira, criou uma capa para um CD de Michael Jackson, já teve duas exposições no Louvre, fez esculturas para a Disney e tem obras espalhadas em vários aeroportos pelo mundo.

romero britto disney
Linha de esculturas para a Disney

Ou seja ele conseguiu o reconhecimento que muitos querem e nunca conseguiram.

Para os amantes das artes plásticas mais tradicionais, nós já falamos sobre Anitta Malfatti, vejam aqui

Eae designers vocês amam ou odeiam o trabalho do Romero Britto, deixem suas opiniões nos comentários.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *