Princípios básicos do design gráfico

Design Relax princípios básicos do design

O design gráfico possui alguns conceitos para seguir.

Esses princípios básicos do design gráfico são importantes de serem seguidos principalmente por quem está começando, mas lembrando que não são uma regra e que podem ser ignorados ou até mesmo fazer tudo ao contrário no seu layout, tá aí o David Carson que não deixa mentir, mas para fazer um layout sem segui-los, primeiro você precisa saber usa-los de forma correta.

Mas quais são esses princípios:

Alinhamento

Existem como todos nós conhecemos existem 3 tipos de alinhamento, direita, esquerda e centralizado, a leitura ocidental sempre começa no canto superior esquerdo e vai descendo pelo centro.

Não alinhe textos de forma diferente na mesma página, se alinhar algo a esquerda mantenha o mesmo padrão em toda a página.

Use também as linhas guias para alinhar seu projeto corretamente, determine uma margem que ache interessante e use ela nos quatro cantos da página.

Isso também serve para imagens, quando você vai criar uma campanha para vender um produto por exemplo, é usual o logo da empresa estar no canto superior esquerdo, o produto no centro e o preço no canto inferior direito, respeitando a ordem de leitura ocidental.

Princípios básicos do design gráfico alinhamento para textos
Princípio de alinhamento para textos
Princípios básicos do design gráfico alinhamento para publicidade
Alinhamento para publicidade

Proximidade

Os itens que fazem parte do mesmo contexto deve ficar próximos um do outro para que juntos façam sentido.

Esse conceito existe para o usuário não ficar pensando muito o porquê das coisas e focar 100% no conteúdo delas, então aproxime o que junto faz sentido e distancie aquilo duas coisas que não tem nexo, ou seja não confunda seu usuário deixe suas informações claras.

Princípios básicos do design gráfico Proximidade
Princípio da proximidade

Repetição

Já pensou um catálogo onde cada página tem um layout diferente?

Seria uma grande bagunça certo?

Então o princípio da repetição serve para organizar e criar uma identidade visual no seu trabalho, seja ele um catálogo, um cardápio, um site, um aplicativo e etc.

Crie uma identidade e siga ela durante todo o projeto, repita as cores, fontes, tamanhos, formatos, faça poucas mudanças, crie um padrão visual para o seu projeto.

Princípios básicos do design gráfico repetição
Princípio da repetição

Contraste

Um texto sem contraste fica ilegível, já pensou a ao invés de preto este texto fosse amarelo com o fundo branco, ficaria impossível de ler.

Você pode usar contraste na fonte, negritando ou deixando em itálico, quanto mais contraste mais atenção ela chama.

Sempre use cores contrastantes para facilitar a leitura, porém isto também serve para imagens se seu produto é preto e você coloca uma imagem muito escura no fundo o produto irá sumir e não terá nenhum destaque, sumirá totalmente.

Princípios básicos do design gráfico contraste
Princípio do contraste

Pessoal esses são os princípios básicos do design gráfico, como já dito não são regras mas são padrões visuais seguidos para facilitar o entendimento do público no geral.

Como já dito existem designers que quebram estes princípios básicos do design gráfico e são respeitados por isso, criaram um estilo assim, mas para aprender a destruir aprenda a construir primeiro.

Esta postagem é focada mais para quem é iniciante assim como quando falamos o que é design gráfico, para saber mais clique aqui.

Então designers vocês usam esses conceitos nos seus trabalhos ou tentam revolucionar com layouts diferentes, falem isso nos comentários.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *