O que é Design Gráfico?

O que é design gráfico

O que é Design Gráfico, é saber mexer nos softwares? Tem que saber desenhar para ser um bom designer? É fazer aquele logo rapidinho? É ser artista?

O que é design gráfico, vamos a definição da Wikipedia.

“A função de um designer gráfico é atribuir significados ao artefato por meio de sua aparência, ou seja, o profissional induz o usuário a ver o artefato de determinada maneira, associando-lhe conceitos abstratos como estilo, status, identidade. O designer gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não só. Tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima intelectual, baseada numa cultura visual, social e psicológica. Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional alcançado quase sempre por meio de metodologias projetuais que o auxiliam a projetar.

O estudo do design gráfico sempre esteve ligado a outras áreas do conhecimento como a psicologia, teoria da arte, comunicação, ciência da cognição, entre muitas outras. No entanto o design gráfico possui um conhecimento próprio que se desenvolveu através da sua história, mas tem se tornado mais evidente nos últimos anos. Algo que pode ser percebido pela criação de cursos de doutorado e mestrado, específicos sobre design, no Brasil e no resto do mundo.”

Essa é a definição da Wikipedia, agora temos que tentar traduzir isso o que é design gráfico realmente de uma forma mais fácil de ser entendida

o que e design gráfico david carson
Obra Drum de David Carson

O Designer pega um problema e cria um projeto que chega em uma solução gráfica para este problema, por exemplo uma empresa que tem mais de 100 anos de mercado quer mudar sua comunicação visual porque quer se modernizar e atrair clientes jovens, mas sem correr o risco de perder os antigos, esse é o problema que o designer precisará enfrentar e apresentar uma solução criativa para ele.

Design não tem certo nem errado, não tem bonito e feio, design é saber se comunicar com seu público na hora certa, usando as cores, as imagens, as fontes que mais se comunicam com as pessoas naquele momento específico, seja numa embalagem, um cartão de visita, um site, cada peça tem sua função certa e o momento certo para ser usada, ou seja o design tem que ser funcional.

Um designer gráfico precisa ser multi facetado, porque estou falando isso, se você criar um logo para uma clínica médica, você não precisa fazer faculdade de medicina para isso, mas precisa realizar um profundo estudo sobre o que está sendo feito de comunicação visual para essa área, ou seja a cada cliente temos que estudar um pouco sobre a área que ele trabalha.

Saber utilizar os softwares é importante, claro que sim, porém não é tudo, não adianta nada saber usar todos os recursos do photoshop sem ter nenhum conceito no seu trabalho, vale lembrar que os softwares gráficos têm um pouco mais de 20 anos e design existe desde que o mundo é mundo, então o designer precisa saber usar os softwares sim, mas o bom designer também faz um bom trabalho com papel e lápis.

o que e design gráfico aloisio magalhaes
Notas de cruzeiro feito pelo designer Aloísio Magalhães

Notas de Cruzeiro desenhadas pelo designer Aloísio Magalhães (o dia 5 de novembro e considerado o dia nacional do design gráfico, pois foi o dia em que nasceu Aloísio).

Desenhar ajuda muito na profissão, mas você não precisa ser um mega ilustrador para ser um bom designer gráfico, até porque são profissões que muitas vezes se juntam mas são distintas.

Eu particularmente não considero o designer gráfico um artista, mas precisa prender a atenção das pessoas através do seu trabalho, para que a mensagem que precisa ser passada chegue com sucesso ao público alvo.

Conseguimos por fim desmembrar o que é design gráfico.

Design gráfico é uma profissão maravilhosa, desafiadora, empolgante e o melhor de tudo é uma profissão que não costuma ter rotina, dificilmente seu trabalho cai numa mesmice, sempre tem um cliente novo que atua numa área que você nunca desenvolveu nada, uma ferramenta nova para estudar, um milhão de conceitos novos para serem aprendidos a cada dia.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *