Helvetica – Uma das fontes mais controversas do mundo

Design relax helvetica

Helvetica foi criada em 1957 por Max Miedinger e Eduard Hoffman.

A Helvetica teve como principal referencia uma fonte chamada Berthold Akzidenz Grotesk, uma fonte sem serifa criada em 1898.

A criação dessa fonte foi feita por causa de encomenda pedida por uma pequena empresa Suiça chamada Fundição Haas, eles queriam uma fonte, mais redonda, suave com uma grande variedade de pesos, sendo seu uso apropriado para vários tipos de comunicação e está fortemente associada ao movimento modernista no design.

 

design relax helvetica aa
Logo da American Airlines usando helvetica.

O nome Helvetica é uma homenagem a Suiça, o nome a princípio seria Helvetia que significa Suiça em Latim, mas seus criadores acharam muito presunçoso colocar o nome de um país em uma fonte então optaram por colocar o “c” no nome.

Anos mais tarde a fonte foi comprada pela empresa alemã D. Stempel AG que adicionou novos pesos e condensações na fonte.

Criaram uma nova versão feita em 1980, porque Adrian Frutiger criou a Univers, usando um sistema numérico para ajustar os pesos, espaçamentos e etc, então a empresa dona da Helvetica achou necessário estes ajustes.

Essa fonte foi muito usada durante as décadas de 60 e 70.

O Britânico Neville Brody, famoso designer e ex diretor de arte da revista The Face, usou a Helvetica até a exaustão nos anos 80, porém o próprio fala que agora acha a fonte eficaz mas monótona, e quem usa hoje em dia faz parte do “clube da eficiência”, pois ela é uma fonte fácil de ser usada, mas pouco criativa.

design relax helvetica brody
Trabalho de Neville Broddy

O Designer Suiço Niklaus Troxler pensa que os designers que usam a fonte pensam que ela é o caminho mais fácil por isso a utilizam, segundo ele, “Eles erram da forma mais prática.”

Erik Spiekermann fala “Utilizar esta fonte e como ir ao McDonald’s ao invés de escolher uma opção melhor de comida, porque tanto ela quanto o McDonald’s são onipresentes.”

Já o Norueguês Lars Muller escreveu o livro “Helvetica – Homenagem a fonte diz “Esse Movimento de ódio é a melhor garantia que uma nova explosão da Helvetica virá”.

design relax helvetica livro
Capa do Livro de Lars Muller.

Matthew Carter criador das fontes Verdana e Georgia diz, “ A coisa mais fascinante na Helvetica são os seus terminais horizantais que vemos em algumas de suas letras minúsculas.

Podemos chamar a Arial da prima pobre da Helvetica criada em 1982 por Robin Nicholas e Patricia Saunders por uma encomenda feita pela IBM e posteriormente pela Microsoft que não queria pagar os direitos da Helvetica, pediram uma fonte parecida.

Podemos concluir que esta fonte divide opiniões a 50 anos e podemos dizer “ Helvetica ame-a ou deixe-a”

Abaixo poderão ver um link para download de várias versões da fonte para você instalar no seu computador e o documentário Helvetica, assistam é sensacional, infelizmente não achamos com legendas em português, o vídeo abaixo está com legendas em espanhol.

https://www.linotype.com/2441/helvetica.html

 

 

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *