Email marketing: Boas práticas para obter resultados – Parte 1

email marketing Boas práticas para obter resultados

Email Marketing mesmo com as redes sociais em alta ainda é uma boa ferramenta para aumentar suas vendas.

Vamos fazer uma série de postagens sobre este tema, mostrando o que deve ser feito para que as campanhas de email marketing sejam eficientes, não caiam na caixa de spam e tenham o código correto para que seu cliente receba sua mensagem da melhor forma possível.

Listaremos dez ações que devemos tomar  para ter um código de HTML correto.

1 – Valide seu código pela w3c, ela verifica se o código está correto e seguindo as normas padrões da web.

2 – Email marketing ainda é uma das ferramentas que usa apenas tabelas, porque alguns clientes de email como o Outlook não leem CSS, se for colocar CSS não use arquivo externo e não utilize <style> no head do código, use apenas o CSS inline.

3 – Como o email marketing usa apenas tabelas como já dito acima, evite utilizar divs.

4 – Não coloque rowspan e colspan no seu código, utilizando eles você estará colocando uma tabela dentro da outra, isso não é suportado por algumas versões do outlook, além de ser considerada uma prática não muito boa pelos servidores de email, provavelmente sua mensagem irá para a caixa de spam.

5 – Utilize sempre valig=”top”.

<tr>

<td valign=”top” width=”350″></td>

<td valign=”top”></td>

</tr>

6 – Sempre use a propriedade width nas tags <td> ao invés de colocar dentro da <table>

<table cellspacing=”0″ cellpadding=”10″ border=”0″>

<tr>

<td width=”120″></td>

<td width=”480″></td>

</tr>

</table>

7 – Para inserir links use <a href> não utilize iframes alguns clientes de email não leem.

8 – Não use formulários no email marketing, eles são bloqueados pelo Outlook e também correm sérios riscos de serem considerados spam.

9 – Não use flash ou javascript no seu código são bloqueados pelos firewalls dos principais provedores de email.

10 – Evite usar os atributos padding e margin no seu CSS inline, procure colocar cellspading, cellpadding e border dentro do HTML e lembrando que sempre deve ser dado algum valor para eles mesmo que seja nulo, porque se não for colocado nenhum valor cada cliente de email tem sua formatação padrão e preenchem este valor de algum jeito, podem desalinhar a sua mensagem.

Falamos aqui dez dicas para um bom html no seu email marketing, em breve falaremos sobre as políticas anti-spam, uso de correto de cores e imagens, teste A/B, formas corretas de escrever o título e etc, fique atento nas novas postagens.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *