Designer precisa programar?

designer precisa programar

Designer precisa programar, hoje vamos falar de uma dúvida que atormenta muitos designers, afinal, precisa?

Vou falar da minha experiência, meu primeiro emprego na área de design foi em uma agência de publicidade onde trabalhava apenas com criação gráfica, a parte web muito raramente e fazia apenas os layouts.

Quando saí da empresa, fiz várias entrevistas e todas perguntavam se eu tinha algum conhecimento em HTML e CSS, e a resposta era sempre negativa, até que virei para o entrevistador e falei “Se você me contratar me matriculo em um curso hoje” dito e feito.

Agora vamos a resposta para nossa pergunta, designer precisa programar?

Não!!!!

Se você focar em áreas do design onde é necessário apenas o conhecimento em material impresso, como design de embalagem ou se a empresa que você trabalha cria stands para eventos por exemplo.

Entretanto saber “programar” (já explico o porquê das aspas hahahaha) ajuda muito o designer, pois você pode criar o site ou aplivativo sozinho sem precisar da ajuda de um web designer ou de um programador, ou seja se for um freela não vai precisar dividir a grana.

O pessoal que trabalha com design editorial está se vendo obrigado a aprender pelo menos o básico devido ao grande crescimento dos dispositivos móveis, dos e-books e das revistas digitais.

Algumas mídias exigem que o designer tenha conhecimento em web, como o famoso e-mail marketing.

Agora o porquê das aspas, HTML e CSS não são linguagens de programação, HTML é uma linguagem de estrutura e CSS é para layout ou seja não envolvem lógica de programação.

Front end é programação?

Quando falamos em HTML e CSS não, mas quando falamos em javascript sim, ele envolve muita lógica de programação e hoje é muito usado devido aos sites responsivos.

Ter conhecimento em Front-end ou em linguagens de programação (PHP, C++ e etc), pode ser um grande diferencial para sua carreira, eu recomendo sim que os designers tenham conhecimento nessa área, porém não é uma regra.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *