Capas de disco ilustradas

capas de disco ilustrada

Capas de disco ilustradas existem muitas, agora vamos falar de música e ilustração, pois é na hora de criar a capa do disco que esses dois ramos da arte se juntam.

Lembrando que não iremos falar de quanto icônicas são essas capas, pois temos álbuns clássicos, álbuns mais novos e nesta postagem falaremos apenas das capas gringas, em breve faremos um post sobre as capas de disco ilustradas brazucas.

Temos capas de disco clássicas com fotografias, apenas com tipografia, mas o foco desta postagem são as capas de discos ilustradas, mesmo tendo uma que mescla foto e ilustra, vamos a lista.

Pink floy – Dark side of the moon

Design Relax Dark side of the moon
Dark side of the moon

Criada pelo designer inglês Storm Thorgerson, criou várias capas para o Pink Floyd mas essa sem dúvida é a principal delas, ele é amigo de colégio dos membros da banda.

A capa do disco teve a missão de refletir a complexidade do som deste albúm, um feixe de luz, bate em um espelho (prisma), e se transforma em várias cores. A capa disse ao público que a sua música, embora parecesse um simples som, na verdade eram informações sonoras complexas.

Storm trabalhou com diversos artistas, incluindo Black Sabbath, Muse, Led Zeppelin e The Mars Volta.

Velvet underground – The Velvet Underground and Nico

design relax velvet underground
Velvet Underground

O famoso álbum da banana, capa criada nada mais nada menos que por Andy Warhol, que dispensa apresentações, este álbum completou 50 anos em 2017.

Com letras fortes que abordavam temas como a dependência de drogas, prostituição, sadomasoquismo e desvios sexuais.

Na capa está escrito Peel slowly and see (“Descasque lentamente e veja”, em tradução livre), os fãs realmente precisaram descascar o álbum para entender sua sonoridade.

The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

design relax Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Parece que 1967 foi um ano importante pra música, mais um álbum que completa 50 anos em 2017.

Sgt. Pepper’s encantou os fãs dos Beatles, na imagem 57 pessoas diferentes, representadas por meio de desenhos, fotos ou figuras de bonecos de cera, a arte tinha um aspecto interativo, o álbum incluía bigodes recortáveis que os colecionadores poderiam colar onde quisessem, Paul McCartney foi quem idealizou colocar ídolos dos Beatles nela.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Como foi feita a capa

O trabalho foi uma parceria entre a banda e Peter Blake, segundo o próprio McCartney que disse em sua biografia.

“A ideia realmente sofreu uma pequena metamorfose quando trouxemos Peter; ele a mudou de um jeito bom. O relógio floral foi substituído pelo canteiro de flores com o nome Beatles. Nossos ídolos nas fotos ao redor se tornaram a multidão de dignitários, e eram eles que estavam nos homenageando, só que ninguém estava recebendo honraria nenhuma. Exigiu muito trabalho, mas é uma das melhores capas de todos os tempos”.

Este foi o primeiro álbum a incluir a letra de todas as canções.

Capas de disco ilustradas Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Quem é quem

Quem é quem na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”:

1.Sri Yukteswar 2. Aleister Crowley 3. Mae West 4. Lenny Bruce 5. Stockhausen 6. W.C. Fields 7. Carl Jung 8. Edgar Allen Poe 9. Fred Astaire 10. Merkin 11. The Vargas girl 12. Huntz Hall 13. Simon Rodia 14. Bob Dylan 15. Aubrey Beardsly 16. Sir Robert Peel 17. Aldous Huxley 18. Dylan Thomas 19. Terry Southern 20. Dion 21. Tony Curtis 22. Wallace Berman 23. Tommy Handley 24. Marilyn Monroe 25. William Buroughs 26. Mahavatar Babaji 27. Stan Laurel 28. Richard Lindner 29. Oliver Hardy 30. Karl Marx 31. H.G. Wells 32. Paramhansa Yogananda 33. Stuart Sutcliff 35. Max Muller 37. Marlon Brando 38. Tom Mix 39. Oscar Wilde 40. Tyrone Power 41. Larry Bell 42. Dr. Livingstone 43. Johnny Weissmuller 44. Stephen Crane 45. Issy Bonn 46. George Bernard Shaw 47. Albert Stubbins 49. Lahiri Mahasaya 50. Lewis Carol  51. Sonny Liston 52 – 55. The Beatles 57. Marlene Dietrich 58. Diana Dors 59. Shirley Temple 60. Bobby Breen 61. T.E. Lawrence

The Beatles – Revolver

Capas de disco ilustradas Revolver
Revolver

Criada pelo alemão Klaus Voormann, produziu 5 desenhos e escolheu um para apresentar, a arte misturou os desenhos com fotos feitas por Robert Whitaker, fazendo “colagens”.

No final o trabalho agradou a banda pois segundo a banda arte tinha uma mistura de psicodelismo com simplicidade, já que naquela época eles estavam com a mente totalmente aberta para experimentações.

The Doors – Full Circle

Capas de disco ilustradas full circle
Full circle

Criada por Joe Garnett este trabalho foi marcante porque mostra a nova fase da banda depois da morte de Jim Morrison, o The Doors estavam focados em fazer um som diferente justamente para marcar essa nova fase, com um som mais experimental e progressivo e a arte da capa mostra isso, pois se olhar bem os elementos dessa ilustração não tem nenhuma ligação o que fez com que o trabalho ficasse fantástico.

Steve Stevens – Atomic Playboys

Capas de disco ilustradas Steven Stevens
Atomic Playboys

Feita pelo genial, o Suiço Hans Rudolf Giger, criador do Allien e de várias outras capas de disco.

Este foi o primeiro álbum solo do guitarrista do Billy Idol e o último que Giger criou.

A arte foi feita com a assinatura de Giger, imagens sombrias, usando elementos de “máquinas” muito comum em suas obras que costumavam misturar o corpo humano com peças industriais, no caso da capa era como se um robô humano alien estivesse tocando uma guitarra, podendo até ser uma caricatura do próprio Steve Stevens.

Powerslave – Iron Maiden

Capas de disco ilustradas Powerslave
Powerslave

Sou suspeito para falar de Iron Maiden, banda favorita de quem voz fala kkkk, mas este álbum foi desenhado por Derek Riggs, ilustrador das principais capas da banda.

Riggs criou a pirâmide do Faraó-Deus-Eddie-Horus, Eddie por sinal foi um personagem criado por Derek e é até hoje usado como mascote da banda.

A faixa que deu nome ao álbum “Powerslave” cita muito o Egito antigo, por isso esta foi a arte da capa.

Kiss – Destroyer

capas de disco ilustradas destroyer
Destroyer, capa tradicional
capas de disco ilustradas destroyer
Capa censurada, lançada em 2012

Criada por Ken Kelly, este álbum teve duas capas a capa” azul” mais famosa e a capa “marrom” que na época foi considerada pela gravadora violenta demais, mas com o aniversário de 35 anos do álbum em 2012 ele foi relançado com a capa original. Onde os 4 integrantes da banda estão de pé diante dos destroços de uma cidade em chamas arruinada.

Rainbow – ‘Rising’ (1976)

capas de disco ilustradas rainbow
Rising

Mais uma arte feita pelo fantástico Ken Kelly, inspirada na Mitologia Grega.

Onde Poseidon segura um o arco-íris que é o símbolo da banda, no meio de um mar bravo, na capa tem um homem a esquerda vendo a cena toda o que pode remeter ao apocalipse, já que as bandas de Metal sempre falaram muito de temas religiosos, seja a mitologia grega ou as religiões cristãs e etc.

Na arte da capa tem alguns castelos que rementem a outro álbun da banda “Ritchie Blackmore’s Rainbow”, de 1975.

Volbeat – várias capas

Mais uma banda que essa pessoa que vos escreve curte muito, se ainda não conhecem vale a pena conferir, pois é uma banda relativamente “nova” e possuem todas as capas de disco ilustradas.

As capas foram criadas pelo estúdio alemão Scalp, todos os álbuns têm uma sequência, as capas se completam formando uma história e também mantém o mesmo traço no desenho.

Com ilustrações frias e sempre com o tema de velho oeste, ou seja brigas, bares, cigarros, algo bem relacionado a este tema, mesmo a banda sendo da Dinamarca.

Falamos aqui das capas de disco ilustradas ilustradas, está faltando algum na lista pessoal, comenta aí.

Se você gosta de listas, e que ver outra além dessa que falamos das capas de disco ilustradas, relacionamos também jogos que todo o designer precisa conhecer, clique aqui para ver.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

1 thought on “Capas de disco ilustradas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *