Anita Malfatti 100 anos de arte no Brasil

Anita Malfatti

 

Anita Malfatti (São Paulo – 02/12/1889 – 06/11/1964).

Nós designers sempre temos que estar atentos as exposições que rolarem perto de nós, sejam elas modernas, tecnológicas e interativas e exposições de artistas geniais do passado, como é o caso de Anita Malfatti.

Anita Malfatti: O Ínicio

Filha da alemã Bety Malfatti com o italiano Samuele Malfatti, nasceu com uma atrofia no braço e na mão direita, mesmo fazendo um tratamento longo teve que conviver com esta deficiência o resto da vida.

Com a morte de seu pai, e fim da paz financeira da família, a mãe de Anita começou a dar aulas de línguas estrangeiras e de pintura e Anita assistia a essas aulas, sendo assim o começo de sua carreira.

Anita Malfatti: As viagens

Anita foi acompanhada de algumas amigas e financiada por seu tio foi estudar na Alemanha, na Alemanha foi estudar no ateliê de Fritz Burger um retratista famoso.

Anita Malfatti paisagem de santo amaro
Anita Malfatti paisagem de santo amaro

Em 1915 foi para os Estados Unidos estudar na Art Students League uma das escolas mais renomadas do mundo.
A exatos 100 anos em 1917 Anita Malfatti realizou sua segunda exposição, porém como tudo que é novo não agradou a crítica, principalmente o escritor Monteiro Lobato, que classificou o modernismo como um modismo e disse que Anita estava acabando com seu “talento vigoroso”, com o passar do tempo, pensou-se que Anita tinha se ressentido com o comentário de Monteiro Lobato, fazendo um retrocesso estilístico, ledo engano Anita brigou até o fim por seu estilo próprio de pintar.

Anita Malfatti: Semana de arte moderna de 1922

Anita foi umas das idealizadoras da semana de Arte Moderna de 1922 junto com Tarsila do Amaral, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade que formavam o chamado por eles mesmos de grupo dos 5.
Anita participou da Semana de Arte moderna com 22 trabalhos.

Anita Malfatti : a boba
Anita Malfatti : a boba

A boba

Em 1923 ela embarcava para Paris onde estudaria através de uma por 5 anos.

Anita em 1932, já de volta ao Brasil volta a dar aulas e monta seu ateliê em São Paulo.

Em 6 de novembro de 1964 Anita vem a falecer na Santa casa de Misericórdia em São Paulo.

A exposição ficou no Mam em São Paulo de 8 de fevereiro de 2017 até 30 de abril de 2017.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *